A ARTE NA GRÉCIA

Por Daiane Pizzeti, Lucas Henrique e Jéssica Cogo.

Foi através da arquitetura que a arte grega conseguiu maior expressão e significação histórica, as suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas em arcos falsos para dar o efeito de decoração.

As criações artísticas dessas civilizações causavam espanto e admiração nos gregos. Inicialmente estas imitaram os egípcios, depois criaram sua arquitetura, como escultura e sua pintura, movidos por concepções muito diferentes das que os egípcios tiveram na vida, da morte e das divindades.

A pintura é vista como um elemento de decoração na arquitetura grega, usada nas construções, templos, e cerâmicas. Poderiam ser utilizadas para substituir esculturas. A pintura nesta imagem é um jovem realizando uma libação, no interior de uma tigela.

FONTE: https://br.pinterest.com/pin/114630752989134452/

Uma de suas principais características são as esculturas em mármore, denominadas de Kouros. Eles acreditavam que as esculturas deveriam ser algo belo, por isso eram esculpidos homens nus, eretos, vigorosos e com o peso do corpo igualmente distribuído nas duas pernas.

FONTE: https://hadt.tumblr.com/post/54558589850/o-disc%C3%B3bolo-as-esculturas-gregas-s%C3%A3o-conhecidas

Templos e teatros são o que chamam mais atenção na arquitetura grega. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico da entrada (o pronau) e o dos fundos (o opistódomo); Os templos foram construídos para proteger as esculturas de deuses da chuva e sol. Na imagem, O Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

FONTE: https://pixabay.com/pt/photos/gr%C3%A9cia-pal%C3%A1cio-partenon-ic%C3%B4nico-1594689/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: